18 mil Demissões Banco do Brasil – Entenda

18 mil Demissões Banco do Brasil – Entenda

Rapidinha*: 18 mil Demissões Banco do Brasil

*rapidinha é uma produção textual feita rapidamente e sem revisões sobre um tema atual.

 

Durante o dia de ontem – 12 de outubro – dia das crianças recebi inúmeras mensagens (via whatsapp, Snapchat, inbox, direct) perguntando sobre a mesma dúvida e trazendo a mesma fonte:

“Banco do Brasil troca diretores e planeja demitir 18 mil funcionários” – fonte, Correio Braziliense.

Ao ler a matéria percebi a má-fé do veículo e a preguiça dos concurseiros (se você me conhece, sabe que falo o que precisa ser dito)

  1. A má-fé e desonestidade do Correio Braziliense – ou melhor – dos responsáveis pelo texto (Paulo Silva Pinto, Antonio Temóteo) fica evidente ao confrontar o título da matéria “Banco do Brasil troca diretores e planeja demitir 18 mil funcionários…” com o texto “Comenta-se nos corredores da instituição que a meta é reduzir em até 18 mil…”. Trata-se – caro leitor – da “indústria do clique”, uma “regra” comumente praticada ao se escrever para internet ou para veículos sensacionalistas…

Transforma-se TUDO em um roteiro de “Casos de família”, do antigo “programa da Márcia”, algo que seja digno do programa do João Cleber, ou – talvez – do quadro “exame de DNA” do Ratinho. Trata-se da mistura, da confusão entre a indústria da informação e a do entretenimento. Da diferença (que hoje parece ser SUTIL) entre jornalistas e palhaços.

  1. Em relação a você, concursando: Preciso ressaltar a inegável preguiça de alguns que apenas leem o título da matéria e correm para pedir orientação antes de tomar a responsabilidade de verifica e entender o que está a sua frente.

Contudo, há algo mais importante que isso, algo que repito a cada caso semelhante a esse (PL 433, cancelamento dos concursos pelo Levy, pec 131, pec 241, etc):

SEU PAPEL É ESTUDAR! Não dar acesso, clique a charlatões ou assuntos que (por mais importantes que sejam) VÃO TIRAR SEU FOCO!

Acredite:

  • OS CONCURSOS NÃO ACABARÃO!
  • QUEM ESTUDA COM ANTECEDÊNCIA TEM MAIS CHANCES!
  • SABER ESTUDAR É UM DOS SEGREDOS!
  • TER FOCO É INDISPENSÁVEL
  • CRIAR UMA ROTINA DE ESTUDOS É OUTRO GRANDE SEGREDO!

Em relação a notícias;

Sim, o Banco do Brasil está em processo de reestruturação e isso começa com a extinção das áreas de crédito imobiliário e de relações com funcionários. Perderam os cargos 10 dirigentes e outros cinco mudaram de área.

A “LÓGICA” diz que a próxima etapa será de diminuição do quadro, pois a diretoria de Crédito Imobiliário (Dimob – com 93 funcionários) – que VOLTARÁ a integrar a Diretoria de Empréstimos e Financiamentos (Diemp – com 133 funcionários) – foi criada há cinco anos, época em que separeou-se da Diemp, quando a economia brasileira estava MUITO bem e a popularidade de Dilma Rousseff estava nas alturas. Não há dúvidas de que essa área perde negócios e diminui em prestígio dentro do banco, pois seu foco era o Minha Casa Minha Vida, programa habitacional que vem perdendo importância há pelo menos um ano na instituição financeira.

O BB é hoje o segundo no mercado de crédito imobiliário, com 8,63% do mercado, perdendo apenas para a Caixa Econômica Federal, isolada em primeiro lugar, com fatia de 51,72%.

Todas as alterações foram aprovadas pelo Conselho de Administração do BB. O processo tem sido conduzido pelo presidente do banco, Paulo Rogério Caffarelli, com respaldo do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *